top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlípio Neto

Vereador Villasanti promove Sessão Solene em Comemoração ao "Dia do Povo Paraguaio"

Os paraguaios vieram para Campo Grande em busca de um futuro melhor, onde conquistaram uma vida de qualidade, sempre manifestando gratidão pelo acolhimento da população campo-grandense.

A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (21/06), às 19 horas, Sessão Solene em Comemoração ao "Dia do Povo Paraguaio", proposta pelo vereador Coronel Villasanti.


O Dia do Povo Paraguaio é celebrado oficialmente no dia 14 de maio, relembrando os dias 14 e 15 de maio de 1811, quando o Paraguai declarou sua independência da Espanha. A homenagem visa fortalecer os laços que unem o Paraguai ao Brasil, as tradições e a cultura do país vizinho em prol da integração dos povos latino-americanos.


Os paraguaios vieram para Campo Grande em busca de um futuro melhor, onde conquistaram uma vida de qualidade, sempre manifestando gratidão pelo acolhimento da população campo-grandense.


Entre os homenageados pelo vereador, estão o Sr. Evaristo Escobar, nascido em Porto Murtinho, filho de paraguaios e residente em Campo Grande há 18 anos. É casado com Graciela Méndez Escobar e tem dois filhos: Ewerton Evaristo Escobar filho e Eudicley Escobar. O Sr. Evaristo é militar aposentado e trabalha na Prefeitura Municipal de Campo Grande como auxiliar de manutenção.


Outra homenageada é a Sra. Josefa Belmonte Gomes, que nasceu na Ilha Margarida Paraguay, filha de Agustim Belmonte, nascido na Espanha e Maria Jara de Belmonte. É casada com Gregório Gomes e mora em Campo Grande desde a década de 80. Dona Josefa trabalhou muito tempo com venda de roupas e hoje aos 84 anos seu maior prazer é receber visitas.


O homenageado Bernardino Medina nasceu em Porto Murtinho, e reside em Campo Grande desde janeiro de 1998. Casado com Edineia de Oliveira, é pai de Gian Lucas, Gianne Cristina e de Maria Fernanda. É Bacharel em Direito e atua como Escrivão de Polícia há mais de 20 anos, em várias instituições, como o GARRAS, POLINTER, DEDFAZ, atualmente lotado na 5ª Delegacia da Capital.


A Sra. Valentina de Sá e Silva é nascida em Porto Murtinho em 14/02/1942, hoje com 81 anos. A homenageada é filha de Victoria Ojeda da Silva, e Izauro de Sá e Silva e neta de paraguaios.


Em meados dos anos 80, juntamente com outros descendentes de paraguaios, a Sra. Valentina de Sá e Silva, fundou a “Associação Colônia Paraguaia de Campo Grande”, localizada na Rua Ana Luiza de Souza, Vila Pioneira, onde acolhe não só paraguaios, como também seus descendentes, e todos aqueles que buscam no local um momento de lazer e diversão em um ambiente familiar e fraterno.


Atualmente se dedica em expor o trabalho de artesanato realizado pelo povo paraguaio, como o “ao po’i” e o “ñanduti” em eventos e feiras, tanto em Campo Grande como em outras cidades do Estado, sempre com o objetivo de divulgar e promover a cultura do povo paraguaio.


O proponente da Sessão Solene em homenagem ao “Dia do Povo Paraguaio”, vereador Coronel Villasanti, destacou que nasceu numa cidade fronteiriça e conviveu desde criança com a cultura, a culinária, o idioma e a música paraguaia, daí o vínculo, o carinho e apreço à população do país vizinho.


“A minha família teve participação na implantação da Colônia Paraguaia em Jardim, através da iniciativa do meu saudoso pai, Máximo Romero e minha mãe Georgina Villasanti Romero. Seguindo a tradição, fui diretor da Colônia Paraguaia de Dourados e atualmente permaneço sócio da Colônia Paraguaia de Campo Grande”, afirmou Villasanti.



Comments


bottom of page