top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlípio Neto

Vereador Villasanti e membros da Comissão Indígena se reúnem com caciques e lideranças

Na manhã deste sábado (08/07), foi realizado na Câmara Municipal de Campo Grande, a primeira reunião da Comissão Especial das Causas Indígenas, com caciques líderes dos povos originários que vivem na cidade, além de representantes do Executivo Municipal, do Estado e também da FUNAI

Na manhã deste sábado (08/07), foi realizado na Câmara Municipal de Campo Grande, a primeira reunião da Comissão Especial das Causas Indígenas, com caciques líderes dos povos originários que vivem na cidade, além de representantes do Executivo Municipal, do Estado e também da FUNAI, com a participação do presidente da Comissão, vereador André Luis Soares (Rede), e do vereador Alírio Villasanti (União Brasil).


Os caciques ressaltaram que as principais dificuldades das comunidades indígenas estão em áreas como habitação, educação e saúde, temas que serão prontamente abordados e encaminhados pela Comissão, de acordo com o presidente vereador André Luis.


Campo Grande possui atualmente 25 comunidades indígenas, com aproximadamente 20 mil habitantes. “A criação desta Comissão partiu da necessidade constatada em Audiência Pública realizada há cerca de um mês na Câmara, onde foram retratados alguns dos principais problemas vividos por esta comunidade, onde realizei a proposição desta Comissão para que possamos encaminhar as pautas prioritárias com os respectivos setores, e darmos retorno à comunidade”, destacou o vereador Villasanti.


“Entendo que o balanço da reunião foi positivo, com a deliberação priorizar três áreas: a regularização fundiária e consequente investimento em habitação digna, melhora no atendimento na saúde, tendo como parâmetro as deliberações da Conferência Municipal que participei também cerca de dois meses atrás e inclusão no orçamento municipal de uma política pública para os indígenas. Falou-se também da geração de renda, o combate a discriminação ainda existente e até na criação de uma cooperativa. Ficou definido que a próxima reunião será realizada no dia 5 de agosto e a participação nestas reuniões é aberta a quem se interessa e pode auxiliar na causa indígena,” destacou o vereador.


O vereador Coronel Villasanti afirmou que o diálogo agora estabelecido e a visibilidade que o tema está tomando, possibilitará a busca de solução das demandas, desde que sejamos perseverantes e estejamos unidos em busca dos objetivos.




Comments


bottom of page