top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlípio Neto

Vereador Coronel Villasanti Destaca Vínculo Com Colônia Paraguaia

O Dia do Povo Paraguaio é celebrado oficialmente em 14 de maio, mas a solenidade ocorre posteriormente, como uma forma de estender as celebrações e promover a integração dos povos latino-americanos.


No último dia 15 de maio o vereador Coronel Villasanti esteve na Associação Colônia Paraguaia de Mato Grosso do Sul participando do evento “Dia do Povo Paraguaio em MS”.


“Senti orgulho e saudade ao relembrar que meu saudoso pai Máximo Romero e minha mãe Georgina foram fundadores da Associação Recreativa Fronteiriça "Tupacy Caacupe” em Jardim, e dos tempos em que fui Diretor da Colônia Paraguaia de Dourados, quando lidava diariamente com a comunidade”, destacou o vereador.


No ano passado o vereador Villasanti em Sessão Solene voltada ao Povo Paraguaio, como forma de valorizar os paraguaios e seus descendentes, que tem enorme importância na economia, cultura e culinária que ajudaram Campo Grande a ser esta capital desenvolvida e tão acolhedora, homenageou quatro descendentes da Colônia Paraguaia, representados por: Bernardino Medina, Evaristo Escobar, Valentina de Sá e Silva e Josefa Belmonte Gomes.


“Sou frequentador assíduo e apoiador da Colônia Paraguaia de longa data, nos municípios em que já residi. Sempre que posso, participo das atividades da Associação Recreativa Paraguaia de Aquidauana (ARPA) e quando trabalhei na Polícia Militar em Corumbá frequentava a Colônia Paraguaia da Cidade Branca. Minha origem fronteiriça, nascido na região de Porto Murtinho e minha herança genética de descendência Paraguaia, transmitida pela minha avó materna, muito me orgulha e me aproxima da cultura e do povo paraguaio”, destacou Villasanti.


A Câmara Municipal de Campo Grande, em uma iniciativa que visa fortalecer os laços culturais e históricos entre Brasil e Paraguai, realiza anualmente uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Povo Paraguaio.


A data comemorativa, estabelecida por meio da Resolução n.º 1.251/17 e da Lei n.º 5.629/15, faz referência aos dias 14 e 15 de maio de 1811, quando o Paraguai proclamou sua independência da Espanha. O Dia do Povo Paraguaio é celebrado oficialmente em 14 de maio, mas a solenidade ocorre posteriormente, como uma forma de estender as celebrações e promover a integração dos povos latino-americanos.


Durante o evento, são homenageadas diversas personalidades que têm contribuído para a aproximação entre os dois países e a preservação da cultura paraguaia em solo brasileiro.

Comments


bottom of page