top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlípio Neto

Qualificação Profissional na Cadeia Produtiva da Celulose é discutida Por Riedel e Hartung

A reunião no gabinete do governador também contou com a presença do secretário Jaime Verruck da (Semadesc) e da senadora Tereza Cristina.


Protagonista no setor de celulose nos últimos anos, Mato Grosso do Sul se prepara para tornar este cenário positivo à população. Essa foi uma das pautas discutidas pelo governador Eduardo Riedel com o presidente da IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), Paulo Hartung, nesta quarta-feira (6). O foco é a formação profissional para que os sul-mato-grossenses aproveitem as oportunidades abertas no Estado.


“Mato Grosso do Sul é uma referência mundial no setor, e recebemos o Paulo Hartung, um dos mais respeitados homens públicos do País, e as demandas que ele nos apresentou com muita responsabilidade. Tratamos de temas de extrema importância para competitividade econômica do Estado”, afirmou o governador.


Ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung destacou que a IBÁ é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva das árvores plantadas para fins industriais. Ele ponderou que Mato Grosso do Sul é protagonista no setor nos últimos anos, por isso a importância da qualificação profissional para atender esta demanda.


“Este setor tem a carteira de investimentos mais dinâmica do Brasil, ele cresce muitos nos últimos 50 anos no País, tendo MS como destaque. A reunião com o governador foi muito boa e conversamos sobre a necessidade da formação profissional aqui, pois cada investimento demanda gente qualificada na área de plantio de árvores no campo, transporte e processamento de madeira que depois vira celulose, em um setor de bioeconomia de alta escala”, descreveu.


Reunião com o presidente da IBÁ ocorreu no gabinete do governador

Hartung ressaltou que estas oportunidades abertas sejam aproveitadas pela população do Estado. “Com esta capacitação vão se preparar os meninos e meninas do Estado para estas oportunidades oferecida à população local, mas que é preciso treinamento e qualificação. Assim a renda vai girar no Estado, e vai ajudar no crescimento do comércio e outros setores”.


Protagonismo


Com a construção da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo e da Arauco em Inocência, Mato Grosso do Sul representa o “boom” do setor no Brasil e no mundo. Um mercado que teve a fabricação de mais de 24 milhões de toneladas de celulose no país no ano passado, sendo enviado 19 milhões para o mercado internacional, incluindo Ásia, Europa, Estados Unidos e América do Sul.


“No Brasil o setor conta com bom solo e clima, mas não ficou acomodado e investiu em ciência e tecnologia, tendo hoje a maior produtividade do mundo. A fábrica que está sendo construída em Ribas tem o que há de melhor no mundo. É uma fábrica circular, a movimentação de fornos de cal da futura unidade já vem da gaseificação da biomassa, energia limpa, que é o futuro do planeta”, disse Hartung.


O presidente da IBÁ inclusive convidou o governador Eduardo Riedel para participar da Missão Setorial à União Europeia, que vai acontecer em março de 2024. O objetivo do encontro é apresentar o setor para os países europeus. Mato Grosso do Sul conta com área plantada de mais de 1 milhão de hectares e uma carteira de investimentos privados superior a R$ 40 bilhões.


A reunião no gabinete do governador também contou com a presença do secretário de Jaime Verruck (Semadesc) e da senadora Tereza Cristina.


Paulo Hartung, Tereza Cristina, Eduardo Riedel e Jaime Verruck

Yorumlar


bottom of page