top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlípio Neto

Prefeitura abre licitação para reforma e ampliação da UPA Universitário

Estão previstas melhorias em toda a estrutura da unidade, que vão desde a reforma do telhado, até a revisão de toda a rede hidráulica e elétrica, bem como as adequações necessárias seguindo as normativas sanitárias vigentes.


A Prefeitura de Campo Grande publicou nesta quinta-feira (6), a abertura de processo licitatório para contratação de empresa especializada para reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento Aparecida Gonçalves Saraiva, a UPA Universitário. O edital está publicado na edição nº 7.111 do Diário Oficial (Diogrande) e está disponível no Portal da Transparência.


Estão previstas melhorias em toda a estrutura da unidade, que vão desde a reforma do telhado, até a revisão de toda a rede hidráulica e elétrica, bem como as adequações necessárias seguindo as normativas sanitárias vigentes. As intervenções proporcionarão melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento à população. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 1,6 milhão.


A documentação de habilitação e a proposta das empresas interessadas deverão ser entregues até às 09h do dia 21 de agosto de 2023, na sala de reuniões da Secretaria-Executiva de Compras Governamentais, localizada na Avenida Afonso Pena, nº 3.297, Paço Municipal.


Melhorias


Desde o início do ano, a Prefeitura de Campo Grande tem realizado uma força-tarefa para revitalização e reforma das estruturas das unidades de saúde. Três unidades já receberam melhorias, outras cinco estão em andamento em diferentes regiões.


No último mês houve a definição das empresas que ficarão responsáveis pela reforma das unidades de saúde da família (USFs) Vila Cox e Los Angeles. Somente na reforma das USFs Vila Cox e Los Angeles, o investimento previsto é de cerca de R$ 500 mil. Nestas unidades, será realizada a readequação da estrutura física, incluindo as instalações elétricas, hidráulicas, telhado, fachada e áreas internas, bem como melhorias nas condições higiênicos-sanitárias gerais. Mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas com as melhorias.


Além de promover a melhoria das estruturas das unidades de saúde, o investimento demonstra a preocupação em oferecer um atendimento de qualidade e garantir o acesso integral aos serviços de saúde para toda a população. A expectativa é de que ao menos 20 Unidades Básicas e de Saúde da Família existentes no município recebam as melhorias nos próximos dois anos.


Até o momento, três unidades de saúde da família já foram revitalizadas pela Prefeitura, nos bairros: Aero Rancho, Arnaldo Estevão de Figueiredo e Jockey Club.. Está em andamento ainda a revitalização do Complexo de Saúde do Nova Bahia, composto pela USF Nova Bahia o CRS e o Distrito Sanitário, da USF Marabá e da USF Parque do Sol.


Outros investimentos


Na projeção de investimentos e melhorias para a área da saúde para os próximos dois anos estão previstas ainda a reforma e revitalização das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs), além do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A reforma da UPA Vila Almeida já foi iniciada e os trabalhos devem ser concluídos até o fim do ano.


Desde 2017, onze unidades de saúde foram inauguradas em Campo Grande nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo, Aero Rancho Granja, Santa Emília e Jardim Presidente, sendo essas duas últimas entregues em 2022, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Outras 30 unidades foram ampliadas e reformadas durante o período.

Comments


bottom of page