top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlípio Neto

O Leproso Político e suas consequências

Com as proximidades de um novo pleito eleitoral, é importante que os postulantes busquem não só ideintificar, mas se distanciar desses patogênicos políticos, ou podem colocar trabalhos de anos de preparação a perder.


- Por Alípio Neto


Quem costuma deambular nos corredores e docas desse grande espetáculo que é chamado de política (consilium), já se deparou muito com figuras que costumo denominar " LEPROSOS POLÍTICOS", e nesse artigo venho tentar expor um pouco das características desse patogênico, que muitas vezes, podem trazer consequências irremediáveis a quem busca pleitear algo nesse pré-momento.


O LEPROSO POLÍTICO nada mais é do que certos indivíduos ou grupos na qual parasitam grandes projetos, a fim de buscar apenas benefício próprio, sem se importar verdadeiramente com o foco ou resultado do mesmo.


Esses indivíduos existem desde o tempo da antiga Grécia, e muitas vezes, buscavam a oportunidades de se pendurar nas grandes eclesiais.


Para quem não sabe, ECLÉSIA era a principal assembleia da democracia ateniense na Grécia Antiga. Era uma assembleia popular, aberta a todos os cidadãos do sexo masculino, com mais de vinte e um anos que tivessem prestado pelo menos dois anos de serviço militar e que fossem filhos de pai e mãe natural da pólis. Atuava no âmbito da política externa e detinha poderes de governação relativos à legislação, judiciais e executivos, como por exemplo, decidindo a destituição de magistrados. Também fiscalizava todos aqueles que detinham cargos de poder, de modo a que não abusassem do mesmo e desempenhassem as suas incumbências o melhor possível.

Trazendo para o contexto atual, o LEPROSO POLÍTICO sempre estará rastejando nas valas que antecedem grandes eventos como o atual, levam promessas, sonhos e esperanças embebidas em palavras bonitas do "bom moço". Mas os resultados costumam ser sempre carregados de frustrações.


Muitas vezes, somente a proximidade com esses, pode acarretar grandes prejuízos não só financeiro, como de imagem e até mesmo um belo prejuízo moral. E reconstruir esses prejuízos levam tempo e muito suor.


Por tanto, se atente sempre aos perigos de cair no ENCANTO DA SEREIA, pois ela de uma forma ou de outra, vai chegar ao agente bem-intencionado. E não precisa ser exatamente um agente que pleiteia cargos públicos, mas também aqueles que prestam ótimos trabalhos nesse meio como: Comunicadores, Assessores, Empresários e outros...


Antes de atender potenciais LEPROSOS POLÍTICOS, busque sempre entender a motivação que os levou a estar naquela situação de vulnerabilidade financeira e moral, a final, o "Arquiteto do Universo" deixa bem claro - O pedreiro nunca carrega uma saca de cimento na qual ele não pode suportar sua tara.

Commentaires


bottom of page