top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlípio Neto

Mutirão da AGEMS no Tarumã Levou 45 Entidades do Serviço Publico à População

Com expectativa de atender 3 mil pessoas, a ação social "AGEMS Perto de Você" é uma iniciativa da Agência de Regulação do Mato Grosso do Sul, em comemoração dos 22 anos de criação do órgão em MS.


Professora aposentada, Sueli Aparecida, de 62, chegou às 2h da manhã no mutirão da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços), realizado neste sábado (25), no Jardim Tarumã, para retirar o nome do ex-marido de sua identidade. Primeira da fila, a aposentada foi casada por 20 anos, e está separada há 1 ano do ex-companheiro.


Com expectativa de atender 3 mil pessoas, a ação social "AGEMS Perto de Você" é uma iniciativa da Agência de Regulação do Mato Grosso do Sul, em comemoração dos 22 anos de criação do órgão em MS. O atendimento começou às 8h e vai até 12h, na Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, com 45 parceiros em diversos serviços essenciais, orientações gratuitas, programação para a criançada, shows e prêmios.


Moradora do Jardim Aero Rancho, ela aproveitou a ação social com 45 atendimentos para acertar a documentação de forma gratuita. “Me programei para chegar bem cedo, faz um tempo que gostaria de fazer o recomeço de forma certa”, falou. O novo documento já com a atualização será garantido no fim de dezembro.


Sueli Aparecida, de 62, professora aposentada

Sueli também aproveitou a oportunidade para realizar um exame de mamografia. “Notei que apareceu um nódulo no seio, quero confirmar isso, ter uma segunda opinião”, disse. Assim como Sueli, Ariomar da Silva, 36, trabalha com produção de ração e utilizou a manhã para renovar o documento. O trabalhador contou que o mutirão facilita muito o acesso a uma nova identidade e destacou que o processo para garantir um novo documento é muito mais burocrático e demorado. “Perdi minha identidade, vim fazer a 2ª via do meu documento. Quando não tem essas ações a gente paga muito caro. Aqui é tão simples”, falou Ariomar, que está no local desde as 9h.


Elenir Alves de Arruda, 63 anos

Moradora do Jardim Aeroporto, Elenir Alves de Arruda, 63 anos, percorreu 16 quilômetros para chegar até os atendimentos. A aposentada disse que a prioridade do dia era para reclamar das empresas de ônibus, que não estão mais fornecendo a passagem gratuita para os idosos. “Acordei cedo sabe pra que? Para reclamar das empresas de viagens que não estão deixando o idoso viajar de graça”, falou. Elenir disse que as ações são boas para realizar checagens de saúde. “Sempre consigo fazer check-up do ano, fiz checagem da diabete e pressão alta, depois vou passar no espaço de beleza”, disse a idosa.


Ação - O diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, disse que os mutirões são uma ótima alternativa para a população que, muita das vezes, não consegue realizar a regulação de contas e documentos. A agência de regulação estima que 3 mil pessoas serão atendidas até o fim da manhã.


A Agems orienta a população sobre os serviços de energia, transporte de passageiros, saneamento básico e resíduos sólidos. São 45 instituições parceiras com atendimentos de: emissão de RG (30 primeiras vias e 20 segundas vias, com entrega de senhas), exames de saúde, orientação nutricional, jurídica e de programas de moradia. A ação também tem corte de cabelo e dia da beleza, cadastramento em tarifa social de energia, atendimento para defesa do consumidor, educação ambiental e coleta de pequenos eletrônicos descartados, como pilhas usadas.

Comments


bottom of page